Bird Clemente nasceu em São Paulo em 23 de dezembro de 1937. Filho de Francisco Clemente, um argentino fã de Fangio e fanático por automobilismo, e se notabilizou também pelo seu modo extravagante de guiar naqueles Anos Dourados em que os carros escorregavam e derrapagem controlada era privilegio de poucos.
Sua carreira foi marcada pelos principais momentos da história, fazendo parte das melhores equipes, pilotando os melhores carros e sempre cercado ao longo de sua carreira pelos gênios que escreveram a história do automóvel e do automobilismo no Brasil.Em 1960 a Vemag elege as pistas para promover as vendas e cria a primeira equipe oficial de fábrica no país, Jorge Lettry é o chefe e Bird e Mario César de Camargo Filho, o “Marinho”, se tornam os seus primeiros pilotos. Na “24 Horas de Interlagos” de 1960 a Simca do Brasil estréia nas pistas, e o numero 6 é pilotado por Bird e Ciro Cayres. Em 1963, com a morte do ídolo Christian Heins, Luiz Antônio Greco assume a Equipe Willys e uma de suas primeiras atitudes foi articular a transferência de Bird da Vemag para a Willys, acenando com benefícios e o tornando o primeiro piloto brasileiro a receber um salário exclusivamente para pilotar carros de corrida.
A partir daí é formada a mais importante academia de pilotos da história que projetariam o Brasil no automobilismo mundial, junto com os jovens Luiz Pereira Bueno, Wilson Fittipaldi Jr., Francisco Lameirão, José Carlos Pace, Carol Figueiredo e Emerson Fittipaldi. Em 1970, Bird fazendo dupla com seu irmão Nilson, vence as “24 Horas de Interlagos”, a primeira vitória importante de um Opala.
Em 1973, Bird também fazendo dupla com seu irmão Nilson, vencem as “25 Horas de Interlagos”, os “500 km de Interlagos” e as “Mil Milhas Brasileiras”, consolidando também as primeiras vitórias do Ford Maverick no Brasil. Consagrado como um dos pilotos mais prestigiados do país, a exemplo do antigo “Prêmio Victor”, da revista Quatro Rodas, quando uma comissão composta dos principais jornalistas elegia os melhores pilotos do ano.
Atualmente, os notáveis de cada categoria, a exemplo do antigo “Prêmio Victor”, são também eleitos os melhores do ano, através da tradicional honraria que é o “Capacete de Ouro”, da revista Racing, que em 2008 criou o mesmo troféu concedido aos ativos para premiar um piloto veterano, homenageando na ocasião Bird Clemente, que teve a honra de ter sido o primeiro a recebê-lo.
Em 17 de agosto de 2011 em solenidade dos 50 anos da CBA no Copacabana Palace foi instituída a honraria “Personalidade Chico Landi” tendo sido homenageados Wilson Fittipaldi, Emerson e Wilson Fittipaldi Jr, Jean Todt, Ingo Hoffmann e Bird Clemente. Desta forma, Bird mais uma vez esteve entre os melhores do automobilismo brasileiro, desde o kart infantil até aos ídolos de Fórmula 1.
Confira o Bird na lista dos 50 Melhores Pilotos que nunca correram na Fórmula 1, feita pela AUTOSPORT.
Simca millecento, Bird e Luiz Pereira Bueno 1000 mil milhas 1958
1959 DKV da Lara Campos
1959 – Mil Milhas os três DKWs da Vemag e o da Serva Ribeiro
Jorge Lettry e Bird Clemente1958
Bird Clemente e Mario Cesar de Camargo Filho – Equipe Vemag 1959
Um carro branco e outro preto foram os primeiros 1960
Equipe Vemag domina os Circuitos de rua
Primeiro reconhecimento do trabalho de piloto de competição. A diretoria da Vemag concede um carro de frota especial para uso particular de seus pilotos.
Largada Araraquara.
Araraquara
Nasce para as Mil Milhas de 1961 o motor que empurrou o Carcará a 214 km hr
É construído um novo carro levíssimo, rebaixado e equipado com motorzão de 108 hp, em testes aerodinâmicos com fio pretos aplicados.
Largada da Mil Milhas de 1961
O vencedor da categoria no Salão do Automóvel.
Quadro a óleo de Paulo Solariz
Mil Milhas 1961, Bird, Marinho e Bilik
Fórmulas Junior
Fórmula Junior
Fórmula Junior
Fórmula Junior, Eugenio Martins, Toni Bianco e Bird Clemente
Formula Junior Araraquara Jorge Lettry no controle
Formula Junior – Benemérito Afonso de Angelis nosso voluntario protetor nos tempos da precariedade com a preocupação da integridade física dos pilotos.
Caravana da Vemag indo para a pista
Volta de apresentação da Largada dos 500 Km de Interlagos.
Carcará, o último ato da história da Equipe Vemag. Carro Flecha que Anísio Campos estilizou sob a estrutura do Formula Junior que estabeleceu e ficou por muito tempo o recorde de velocidade pura 214kmh.
Foto que simboliza a competência da Equipe Vemag, que sobreviveu competitiva entre os carros turismo Europeus. O DKW da Equipe Vemag entre o R8 da Willys e a Alfa Julia da Jolly.
Simca 1
Simca 2
Simca 3
Simca 4
Jean Redele e Christian Heins
Publicada na pagina central de todas as revistas mais importantes no Brasil
Primeiro dia na Equipe Willys, na segunda volta Bird vira 4m e 5 seg. recorde de volta da Berlinete em Interlagos.
Bird
Da esq. p/dir. Luiz A.Greco, Nelson Brizi, Wilson Fittipaldi Junior, José Carlos Pace, Chico Lameirão, Bird Clemente,Luiz P. Bueno, General Sta. Rosa e ao alto, Sergio Junqueira
- Da esquerda p/ a direita, Francisco Lameirão, Luiz P. Bueno, Carol Figueiredo, Wilson Fittipaldi J, Luiz A. Greco, Bird Clemente, Rodolfo Olival Costa “Fofô” e agachado Vitório Andreatta
Capa Quatro Rodas
Quadro a óleo de Paulo Solariz
Cirquinho interior de São Paulo
Cirquinho
-Recorde “Mundial de Resistência “ Gordini” Da esq. p/dir. Wladimir Costa, Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace, Danilo de Lemos, Luiz P. Bueno, Geraldo Meirelles, Carol Figueiredo, Bird Clemente e Chico Lameirão
Recorde de Resistência do Gordini
Berlinete do Cirquinho
Antes da Largada de El Pinar
Largada El Pinar
Largada El Pinar
Jaime Silva, Mario Cesar ( Marinho), Bird e Ciro Cayres
Largada 12 horas de 1967
Bird Clemente no Formula 3 na Gavea
Renault R8
Renault R8
Jaime Silva, Mario Cesar ( Marinho), Bird e Ciro CayresRenault R8
Bird Clemente no Mark 1 Jacarepaguá
Largada da prova Almirante Tamandaré
Parada de box 1000 milhas - Interlagos
1600 km de Interlagos
Vitória 6 horas de Curitiba com Wilson Fittipaldi
Podium Bird, Wilson Fitlpaldi e Jose Carlos Pace
Bino e Mark 1 Cerimonia das cinzas de Luiz Pereira Bueno
Bird e Luiz Pereira Bueno
Carretira Gordini motor R8
Vitoria Almirante Tamandaré
24 Horas de Interlagos 1970
Bird e Nilson Clemente
Bird no Opala
Recorde brasileiro de velocidade - 232.510km.
1ª Participação do Corcel - Bird e Moco
Podium 500 km Interlagos
25 horas de Interlagos Bird e Luiz Pereira Bueno
25 horas Clovis Moraes, Bird e Nilson Clemente e Luiz Antonio Greco
25 horas de Interlagos
Largada 1000 milhas
Maverick 1000 milhas
Maverick 1000 milhas
Maverick 1000 milhas
Taruma
Taruma
A elite dos jornalistas da época elegendo os ganhadores
1965 Fangio entregou os troféus
Victor Civita, presidente da Editora Abril ,Patrono do troféu
Victor Civita, presidente da Editora Abril ,Patrono do troféu